Resíduos, segundo a definição legal (DL 239/97) é “Qualquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou a obrigação de se desfazer”. Estes podem ser classificados quanto à sua origem como resíduos agrícolas, florestais, industriais, resíduos sólidos urbanos (RSU) e hospitalares. Alguns podem apresentar características de perigosidade (tóxicos, corrosivos, explosivos, etc.) para a saúde humana ou para o ambiente. Neste caso, os resíduos devem ser eliminados com a máxima precaução, de modo a evitar qualquer tipo de dano causado por estes.
No senso comum, os resíduos não têm qualquer valor económico, no entanto, para surpresa de muitos, isso não é totalmente verdade. Na realidade, é possível haver um mercado económico para estes. Para tal, deve ser feita uma abordagem hierárquica dos 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar. No que respeita ao aproveitamento económico, este pode ser feito directa ou indirectamente, a partir da Reutilização.
Por exemplo, os resíduos florestais, agrícolas e RSU podem ter diversos fins, entre os quais destacam-se:
- Combustíveis directos, em centrais de co-geração, produzindo calor e electricidade;
- A utilização destes em fábricas de pellets, que por sua vez servem de combustível, para o aquecimento das casas;
- Podem ser aplicados aos solos, restabelecendo as suas propriedades físicas, químicas e biológicas, diminuindo a aplicação de fertilizantes;
- Para produção de biogás.
Deste modo, pode-se concluir que, através de mentes inovadoras, é possível criar um negócio para os resíduos.
7 comentários:
Olá Marta.
Não há nada como começar com um post de qualidade, parabéns.
Quanto ao NEGÓCIO... sim sim mas... antes do negócio, o primeiro R é o mais importante - REDUZIR - isto sim é um excelente "negócio".
Bom trabalho
parabens
Marta
Olá Marta,
Concordo a 100% com a regra dos 3 "R" por outras palavras:
RESPEITAR o Planeta
REEDUCAR o ser humano
RESPONSABILIZAR o homem pela salvaguarda deste Planeta Azul
Parabéns
Subscrevo o último comentário, especialmente a parte da reeducação do ser humano. Iremos a tempo de salvar o planeta azul, pelos nossos filhos e gerações vindouras?
Na minha opinião, uma mente realmente inovadora seria uma pessoa ou entidade capaz de sensibilizar e criar uma forma viável para uma redução gradual e rápida dos resíduos.
Penso que numa sociedade tão consumista como a nossa é muito difícil reduzir os resíduos, não por falta de tecnologia, mas, infelizmente, por falta de vontade das pessoas. E, por isso, na minha opinão a forma mais viável de reduzir os mesmos, na sociedade em que vivemos hoje em dia é valorizando-os, criando novos produtos, fazendo destes matéria-prima para formação de outros produtos.
Enviar um comentário